sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Carnaval do Bem...

            Carnaval é uma época em que vivencio e coleciono grande parte das histórias que vou contar nas rodas de amigos e conversas de boteco no decorrer do ano. Sempre foi assim, todo mundo tem uma boa história de carnaval pra contar e esse ano não foi diferente. Mais uma vez, tenho uma coleção de acontecimentos para: organizar, dar uma lapidada, talvez uma aumentadinha e acrescentar ao repertório de aventuras dos “amigos do Pablo”. Porém, esse foi o primeiro carnaval do “Soul do Bem” e fizemos juntos uma mini-tour, 4 shows em 3 dias de folia, suor, cansaço, cerveja, bolhas e muita diversão. Ou seja, boas histórias não vão faltar para as conversas de 2012.
            Nosso primeiro show seria no sábado (18/02) às 14:00 horas na “República Maternidade” em Ouro Preto. Partimos de Congonhas às 10:00 da manhã, com nossa equipe técnica (Rafael Peroli e Phillipe Copaza) e nossas fiéis escudeiras (Gabi Cordeiro e Carol Lacerda). Chegamos na Maternidade, uma república com um espaço bem grande, e uma festa preparada pra mais ou menos 300 pessoas, com muita cerveja, um pessoal bem animado mas um grande problema: por algum mal-entendido não tinha nada de som e nenhum lugar adequado pra gente tocar. Resolvemos que tentaríamos usar o equipamento que havíamos levado, à princípio o nosso retorno, e testar pra ver se dava conta de fazer o show assim mesmo. Não ficou 100%, mas no peito e na raça fizemos o show, que na minha opinião, foi o mais animado da tour, apesar da limitação do som e da confusão que nos metemos por não ter palco. Tocamos literalmente no meio da galera, não havia nenhum limite entre banda e público e não parava de chegar gente, a ponto de em determinado momento quase não ter espaço para tocarmos.
            Foi uma experiência bem interessante e após mais de 2 horas de show, aproveitamos um pouco a festa, conhecemos pessoas, fizemos contatos para divulgar a banda e curtimos nosso primeiro dia de carnaval, já pensando que no domingo, outra maratona estava à nossa espera. Dessa vez nosso compromisso era na “República Necrotério”, uma das mais tradicionais de Ouro Preto e responsável pela organização do “Bloco do Caixão”, uma oportunidade e tanto de mostrarmos nosso trabalho. O show estava marcado para as 17:00 horas do domingo (19/02) e com um certo receio de nos depararmos com uma situação semelhante a do dia anterior e não encontrarmos som, às 13:00 horas já estávamos no local.
            Porém, dessa vez estava tudo no jeito, tinha som, tinha palco, tinha cerveja, gente bonita, sol e tudo conspirava para uma ótima apresentação. Antes do nosso show, outra banda se apresentou, não me lembro do nome, tocavam samba e pagode e aos poucos o público ia chegando. Terminaram pontualmente às 16:30, subimos ao palco, montamos nosso equipamento e passamos o som em tempo recorde. O Rafael e o Copaza fizeram um ótimo trabalho nesta tarde e em cerca de 20 minutos já estávamos no jeito para iniciar o show.
            Nesta apresentação tudo conspirou para dar certo, o som estava ótimo, o clima igualmente, o povo animado e fizemos a melhor apresentação em se tratando de técnica. Todos executamos muito bem nossos instrumentos, sem erros, com bastante segurança e domínio da situação. Tivemos o público na mão durante toda a apresentação e nem o problema que tivemos com o bumbo da bateria no final do set tirou o brilho deste grande show.
            Novamente, após o dever cumprido, aproveitamos a festa (e que festa!!!) rindo (ou não) das situações engraçadas (ou não) que cercaram o segundo dia do primeiro carnaval do Soul do Bem. Não esquecendo é claro, que na manhã seguinte teríamos de estar prontos para o dia que seria o mais “pancada” deste carnaval.

Na segunda-feira (20/02), duas apresentações nos esperavam. A primeira delas em Congonhas e novamente enfrentaríamos as curvas da Estrada Real. As 9:00 horas da manhã saímos de Ouro Preto, indo direto para o “Espaço Mineirinho”. Chegamos mais ou menos às 11:00 horas, e à base de gatorade e energético montamos os equipamento e passamos o som. Tive uma grande surpresa, pois este espaço tinha uma estrutura muito boa, tanto de som quanto de espaço físico, tudo muito arrumado e bem feito. Novamente deixamos tudo preparado para a apresentação e fomos almoçar. O corpo começava a dar sinais de que alguma coisa não estava totalmente certa, mesmo assim, às 13:30 subimos ao palco, enfrentando um calor  de deserto e fizemos uma apresentação correta. Faltou um pouco de animação, pois o cansaço dos shows anteriores começou a bater, mas acredito que fizemos uma boa apresentação e tivemos uma boa receptividade dos foliões do bloco “Kai pra Dentro”. Após 1 hora e meia de música, finalizamos a apresentação e imediatamente iniciamos a preparação para a segunda parte da missão do dia, tendo um agravante a mais, a voz do Thitonho começou a dar sinais de stress e ainda teria que agüentar mais uma apresentação.

            O próximo compromisso seria novamente em Ouro Preto, na república “Quitandinha”. Durante a manhã não conseguimos entrar em contato com o pessoal da república e não sabíamos ao certo o horário do show nem se conseguiríamos chegar de carro no local da apresentação, assim, resolvemos sair de Congonhas o mais cedo possível, e antes das 16:00 horas já estávamos na estrada novamente. Por volta das 17:30 chegamos na república e novamente encontramos uma estrutura bem legal, com som, palco, e tudo preparado para uma festa caprichada. Estava marcado para iniciarmos a apresentação às 00:00, assim passamos o som com paciência e sem correria e fomos até a república “Moranguinho”, tomar banho, comer e aproveitar para dar uma descansada.

            Subimos para a “Quitandinha” às 23:00 horas e ficamos esperando para tocar, porém, já estávamos cientes que este seria o show do sacrifício, todos estávamos esgotados e a voz do Thitonho não estava nada bem. Fizemos uma apresentação curta, onde a estrela do batera Sérgio brilhou mais forte. Percebendo a dificuldade do Thitonho em cantar, chamou a responsabilidade e assumiu a voz principal. Foi legal perceber que, mesmo não conseguindo alcançar o nosso melhor, a banda funciona bem, fazendo a turma sambar ao som do bom e velho samba-rock.
             Devido às condições adversas que enfrentamos nessa noite, conversamos com os organizadores do evento e negociamos uma nova apresentação para uma data a ser combinada e os caras foram muito atenciosos e compreensivos com o “Soul do Bem”. Assim, o que nos restava era aproveitar o restante da noite, que ficou marcada pelas tequileiras e pela filosofia e poética do Tianastácia: “Steinhaeger com cerveja, faz pirar!!” Ao final da noite, restava arrumar as malas, juntar o restinho que sobrou da gente e voltar pra Congonhas, pois na terça-feira (21/02) era aniversário do grande Rafael Peroli. Porém esta já é outra história!!!
             No final de toda essa maratona, percebemos que estamos no caminho certo. O Soul do Bem está crescendo e conseguindo conquistar público por onde passa. Nesse quase 1 ano que estamos juntos, passamos por muita coisa boa, aprendemos muito e estamos nos tornando aquilo que quase todo músico deseja para seu projeto, ser uma banda de estrada. Vamos que vamos que o show não pode parar! Se não tá fazendo nada, vem com o Soul do Bem!!

3 comentários:

  1. Cara, ler isso foi relembrar e já to com saudades da trabalheira... abraços a todos ai...

    ResponderExcluir
  2. Isso é história pra contar pros meus netos, foi muito massa estar com vcs esses quatro dias, abração família Soul do Bem

    ResponderExcluir
  3. Querido Pablo! Desejo que sua banda tenha muito sucesso,e continue avançando cidades adentro conquistando cada dia mais por onde passam. Um forte abraço

    ResponderExcluir