quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O Relâmpago Elétrico...

           Há pouco mais de um ano, envolvido no processo de escolha de repertório e montagem do show “Esquinas Gerais”, iniciei um processo de lembrança e redescoberta - agora por minhas próprias pernas - de músicas há muito guardadas em lugares remotos do meu inconsciente. Como ferramenta indispensável de pesquisa nos dias de hoje, tive um grande auxílio da internet, onde pude buscar por milhares de músicas e tive acesso a uma infinidade de informações. Neste caminho, me deparei com a obra de Beto Guedes. Guardados em algum canto da memória, alguns de seus versos repousavam esperando por serem lembrados.

           Em meio a esta caminhada, dei uma paradinha no site oficial do Beto (www.betoguedes.com.br) e conheci o projeto “Outros Clássicos”. Lá estava acontecendo uma eleição, onde músicas ditas “lado B” de seu repertório seriam escolhidas para futura gravação de um DVD. Eu, que até então só conhecia as canções mais célebres de seu repertório e mantinha certa resistência em relação a Beto Guedes, adquirida após assistir a duas de suas apresentações que em muito me decepcionaram, procurei conhecer estas músicas. Com certa surpresa fui encontrando canções que achei muito boas, com harmonias muito interessantes e letras incríveis, com uma sutileza e uma “mineiridade” que em muito me encantaram. Fui logo dar o meu pitaco votando no repertório que achei conveniente e por longos meses esperei pela gravação do tal “Outros Clássicos”.

          Com a correria cotidiana acabei esquecendo do show, até que um belo dia, a partir de uma propaganda na televisão, vi que o projeto já tinha data e estávamos a uma semana de sua realização. Corri até o site e constatei que muitas das músicas que eu tinha escolhido fariam parte do repertório do show, fazendo com que a vontade de presenciar esse momento aumentasse ainda mais. Infelizmente não pude ir, e no dia 14 de julho de 2010, no grande teatro do Palácio das Artes aconteceu esta memorável apresentação.

          Porém, mesmo após a realização do show, eu teria ainda de esperar mais algum tempo para conseguir prestigiar este trabalho. A previsão era que tudo ficasse pronto no fim de 2010, e lá se foram mais seis meses de curiosidade. Neste período assisti a alguns trechos do show disponibilizados por fãs via internet e li algumas matérias espalhadas pela imprensa (algumas delas ressaltando os problemas com bebida de Beto Guedes e sua inconstância em apresentações ao vivo), o que fazia com que minhas expectativas crescessem ainda mais.

         Finalmente, em janeiro de 2011, pude conhecer este DVD, e que show! Com novos arranjos, a maioria deles feita por Wagner Tiso e uma banda extremamente barra pesada com Adriano Campagnani e Nenén na cozinha, Augusto Rennó e Ian Guedes nas guitarras e violões e Cláudio Faria nos teclados, além de um quarteto de cordas, um naipe de metal e um grupo vocal que soam divinamente. Tudo funcionando, tudo no lugar certo. E o Beto Guedes? Quem o acompanha, sabe de suas limitações vocais e de seus deslizes, mas dessa vez ele acertou em cheio. Sua voz doce e suas melodias falando de paz soam ainda melhores quando tudo dá certo como foi nesse show. Altamente recomendado!

Um comentário:

  1. deu vontade de assitir ao DVD e conhecer esse Lado B do Beto Guedes... rsrs. Posso assistir com vc?
    ;)

    ResponderExcluir